quinta-feira, 2 de junho de 2011

Aberta unidade de Saúde do bairro São José em Mangabeiras




A secretaria municipal de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras iniciou as atividades da Unidade Básica de Saúde Socorro Portela, no bairro São José. A abertura do posto foi feita pelo secretário de Saúde Adilton Costa na manhã de quinta feira (02/06).  São beneficiados pelo posto de atendimento os bairros São José, São Francisco, Vila Esperança e Olaria.

 
 
 

O posto teve suas atividades iniciadas em um prédio provisório, alugado, até que as obras da Unidade de Saúde sejam concluídas. As obras estão em processo avançado conforme as fotografias abaixo.

BC anuncia regras para cédulas roubadas em caixas

O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC) aprovaram hoje regulamentação sobre o destino de cédulas danificadas por dispositivos antifurto. Os bancos instalaram dispositivos antifurto, que mancham de tinta vermelha a cédula no momento de uma explosão em caixa eletrônico.

Segundo nota divulgada pelo BC, essas notas deixam de ter validade e não podem mais ser utilizadas como meio de pagamento. Quem for portador de nota suspeita de ter sido danificada por dispositivo antifurto deve encaminhá-la a uma agência bancária, que irá remetê-la ao BC para análise.

O BC informa que, após a comprovação de que o dano foi provocado por dispositivo antifurto, a instituição financeira deverá comunicar ao portador que a cédula foi fruto de ação criminosa e se encontra à disposição das autoridades competentes para investigação criminal. O portador da nota não terá direito ao ressarcimento do valor correspondente à cédula danificada.

Se após a análise for comprovado que o dano não é proveniente de dispositivo antifurto, o banco fará a troca da nota. A recomendação do BC é para que ninguém receba notas suspeitas de terem sido danificadas por esse dispositivo. O objetivo das medidas, explica o BC, "é contribuir para a redução dos casos de furtos e roubos a caixas eletrônicos, ao dificultar a circulação de notas roubadas ou furtadas".

Prefeito de Mangabeiras Francismar Carvalho inicia período de inaugurações



Foi realizada no dia 28 de maio, sábado, a primeira inauguração na gestão do prefeito Francismar Carvalho. A estrada do povoado Varas foi inaugurada com grande festa oferecida àquela comunidade. O prefeito municipal, secretários, vereadores, o deputado Estadual Rogério Cafeteira, dentre outros prestigiaram a festa.

Inauguração da estrada do povoado Varas em São Raimundo das Mangabeiras aconteceu no sábado 28/05.


A estrada inaugurada tem aproximadamente 30 km e foi refeita em muitos pontos, o que possibilitou uma redução no seu trajeto. Os bancos de areia, comuns antes da obra, desapareceram para dar lugar ao empiçarramento. A estrada possibilita que dois carros se cruzem, o que antes era impossível. Para o prefeito Francismar Carvalho a obra representa um sonho realizado.

“Eu via a desesperança desse povo, porque eu sou sertanejo como eles e acompanhei anos e anos, dia após dia o sofrimento do povo dessa região e em 2005, no dia 30 de agosto, no aniversario dessa senhora, dona Joana Fernandes eu fiz essa promessa [fazer a estrada] e essa promessa, hoje está sendo realizada e como essa promessa, muitas outras nós vamos realizar dentro de São Raimundo das Mangabeiras”.

Durante a inauguração o prefeito disse que, através do Provias, o município “terá frota própria para recuperar todas as estradas vicinais” do município. O prefeito disse ainda que a sua administração vai mostrar ao povo “que é possível fazer política com transparência e com dignidade”. Segundo o prefeito a “maior parte do povo” da localidade “foram embora para Fortaleza dos Nogueiras”, Balsas e São Raimundo das Mangabeiras”.

A dona Joana Fernandes, moradora da localidade disse está feliz com a estrada. “estou muito feliz hoje, a maior felicidade que eu estou encontrando é ver o Francismar fazer isso comigo, eu não esperava, achava que eu não merecia, mas mereci porque estou recebendo... Parabéns para nós todos e toda a região” disse dona Joana.

“Essa estrada não beneficia só a comunidade Varas, mais toda a região do município de Mangabeiras” do Maranhão e do Brasil, disse o vice prefeito Charlis que disse também que a região tem um potencial turístico, pois existe uma cachoeira nas proximidades e que isso pode trazer investidores “do ramo do turismo” bem como de outras áreas como “pecuária, piscicultura e agricultura , pois “a estrada é a chave do progresso”.

O Deputado estadual Rogério Cafeteira também estava acompanhando a comitiva do prefeito durante a inauguração. “O Francismar tem por característica a aplicação correta dos recursos públicos, obras de qualidade. É uma honra tê-lo como parceiro” disse o Deputado Rogério Cafeteira que elogiou o prefeito por aplicar os recursos que são destinados ao município. “Muita gente, hoje em dia, está se preparando pra eleição do ano que vem não fazendo obra nenhuma, deixando os municípios, a cidade um caos para chegar na hora [da eleição] e se aproveitar da fragilidade do nosso povo carente e comprar o voto,  se reeleger e de novo não fazer nada” disse o deputado.

Também participaram da inauguração, secretários municipais e os vereadores: Julio da Foto Layser, Felix Resplandes, Emir Alencar, Ailton Costa, Joaquim Campina e as vereadoras Alessandra Alvarenga e a presidenta da câmara Socorro. O deputado Rogério Cafeteira estava acompanhado de uma acessor do ministro do Turismo Pedro Novais, que não pode comparecer a inauguração devido a outros compromissos.

A próxima inauguração deverá ser a da praça da igreja Madalena Postel no Bairro Vila Cardoso. Segundo informações da prefeitura, as inaugurações devem se estender até o mês de setembro.

A policia militar deu apoio ao evento, efetuando uma prisão. Foi registrado um acidente na estrada que dá acesso ao povoado, um motorista perdeu o controle do carro e acabou saindo da estrada, segundo informações de populares ninguém ficou ferido gravemente.