quinta-feira, 26 de maio de 2011

Grupo Mateus vende participação de 30% a Rede Bretas.

O empresário Ilson Mateus (Supermercados Mateus) ganhou como sócio em seus negócios o grupo familiar Bretas, de Minas Gerais. Ao dar a informação, o empresário nega especulações de que teria vendido 40% de suas ações ao grupo Pão de Açúcar. A fusão vai garantir mais aporte de recursos financeiros para o projeto ousado da rede maranhense, que em cinco anos pretende inaugurar 30 lojas nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Inicialmente a fusão com o Bretas é de 30% de participação dos negócios da rede Mateus.

Ilson Mateus vai lançar o cartão Mateuscard em Imperatriz até julho

A sociedade com a rede Mateus marca o retorno do grupo Bretas ao setor supermercadista, que em outubro de 2010 vendeu suas 62 lojas em Minas Gerais, Goiás e Bahia ao grupo varejista chileno Cencosud – também proprietário da rede nordestina GBarbosa – pelo valor de R$ 1,35 bilhão.

Ao confirmar como novo sócio o grupo Bretas, rede familiar liderada pelo empresário Estevam de Assis, o empresário Ilson Mateus nega especulações de que teria vendido 40% de suas ações ao grupo Pão de Açúcar. “Fizemos uma fusão, sim, mas com o grupo Bretas. Não vamos sair do nosso negócio, pretendemos crescer ainda mais”, afirmou Ilson Mateus.

Ele informou que, inicialmente, a fusão com o Bretas é de 30% de participação dos negócios da rede Mateus, mas com possibilidade de chegar a 50%, dependendo do aporte de investimentos do grupo mineiro na abertura das lojas. O negócio foi fechado recentemente e começou a ser divulgado para empregados e fornecedores este mês.

A sociedade com o grupo Bretas alavancará o projeto de Ilson Mateus de expandir seus negócios para além das divisas do Maranhão. “Com esta fusão, estamos garantindo o aporte de capital para crescermos e ocuparmos mais espaços, antes que outros cheguem”, frisou o empresário maranhense.

Este ano, o grupo Mateus pretende inaugurar nove lojas, sendo oito no Maranhão e uma em Palmas (TO), no Capim Dourado, maior shopping center daquela cidade. E já como resultado da fusão, o Bretas investirá na construção de duas lojas em São Luís, uma na Avenida dos Holandeses (hipermercado) e outra na Curva dos 90 (Mix Mateus – Atacarejo). Esta última terá as obras iniciadas em julho.

Hipermercado

O empresário Ilson Mateus informou que o hipermercado na Avenida dos Holandeses será a maior loja do grupo, que também já iniciou obras da Central de Panificação na unidade de distribuição localizada no Distrito Industrial de São Luís. Ele também informou que vai inaugurar uma loja Eletro Mateus, em junho, no Recanto dos Vinhais (o prédio é alugado).

Para julho deste ano, já está programada uma novidade para os clientes do Grupo Mateus na filial da cidade de Imperatriz. Trata-se do cartão de crédito da rede, o Mateuscard, com a bandeira Visa, implementado em parceria com o Bradesco. A expectativa é conquistar 200 mil adesões no primeiro ano de lançamento. Depois da filial de Imperatriz, o cartão será implantado nas unidades localizadas nos demais municípios onde o Grupo Mateus atua.

Preso marido suspeito de matar e enterrar mulher.

Um suspeito de matar e enterrar a mulher dentro de casa, em Jaboatão dos Guararapes (PE), foi preso na terça-feira (24). O corpo da vítima, de 22 anos, foi encontrado enterrado dentro do quarto do casal a uma profundidade de 1,5 metro. Segundo a polícia, o marido confessou o crime em depoimento.


A delegada Gleide Ângelo explicou ao G1 que o suspeito, de 36 anos, vivia com a vítima há dez anos. Ele comunicou o desaparecimento da mulher à polícia em meados de janeiro.


“No dia do crime, ele disse que esperou a mulher dormir. Depois, pegou um revólver e deu um tiro na cabeça da moça, que morreu na hora. Ele pegou uma pá e cavou o buraco no próprio quarto para enterrá-la”, afirmou Gleide. “Ele tinha muito ciúmes dela e desconfiava que estava sendo traído, o que motivou o crime.”


De acordo com a delegada, após jogar a vítima no local, ele jogou cal, madeira, uma grade e até peças de carro, antes de cobrir tudo com cimento.

 
“Quando procurou a polícia para registrar a ocorrência do desaparecimento da mulher, ele criou uma história dizendo que a mulher havia recebido uma ligação, saiu de casa e nunca mais voltar. No decorrer das investigações, ele foi criando versões diferentes, falou até que ela tinha contratado um pistoleiro para matá-lo, mas acabou morta pelo criminoso. Ele contou muitas histórias”, disse Gleide.


Segundo a delegada, ele confessou o crime depois de a Justiça autorizar a prisão temporária dele. O homem foi preso em flagrante por ocultação de cadáver e será indiciado por homicídio duplamente qualificado. Ele seguiu para o Centro de Triagem de Abreu e Lima nesta quarta-feira (25). O inquérito deve ser concluído ainda nesta semana, segundo a delegada.


O corpo da mulher passou por exame no Instituto Médico Legal, que deverá emitir os laudos sobre a causa da morte da vítima, e foi enterrado nesta quarta-feira.

Irretocável, Vasco vence o Avaí e está na decisão da Copa do Brasil

Com um desempenho individual e coletivo invejável, o Vasco fez uma das suas melhores partidas no ano e venceu o Avaí por 2 a 0, nesta quarta-feira, na Ressacada - no jogo de ida, em São Januário, houve empate em 1 a 1. O resultado coloca a equipe da Colina na decisão da Copa do Brasil após cinco anos. O adversário será o Coritiba, que na outra semifinal eliminou o Ceará (0 a 0 em Fortaleza e 1 a 0 no Couto Pereira).

A história da classificação cruz-maltina começou com um gol contra de Revson e foi sacramentada com Diego Souza, que teve ótima atuação. O primeiro jogo da final será na próxima quarta-feira, e o segundo, na semana seguinte. A ordem de mando de campo será sorteada nesta quinta-feira.

Antes, no entanto, o Vasco volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. No domingo recebe o América-MG em São Januário, às 18h30m (de Brasília). O Coxa enfrenta o Corinthians, às 16h, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara.

Com desempenho brilhante, Vasco encurrala o Avaí


Como o 0 a 0 não servia, o Vasco se propôs a jogar como se fosse o dono da Ressacada. E o fez com grande categoria. Desde o apito inicial, foi para cima do Avaí, mas sem se desorganizar na defesa. Para surpresa da torcida catarinense, a equipe da Colina abriu o placar logo aos três minutos. Felipe cobrou falta do lado direito, e Revson desviou de cabeça na direção do próprio gol: 1 a 0. Ele já havia marcado contra nas quartas de final, no Morumbi, contra o São Paulo.
 
Poderia se imaginar que o Avaí fosse se lançar ao ataque desesperadamente para tentar a reação. No entanto, atordoado, o time viu o Vasco manter-se superior em campo. Com um alto índice de acerto nos passes, os cruz-maltinos foram criando chances em sequência. Felipe assustou com um chute de fora da área. Depois, após boa jogada de Allan, Diego Souza também esteve perto de ampliar, mas o defensor impediu. Os visitantes reclamaram pênalti.

Eder Luis era um dos que mais destacavam. Incansável também na marcação, era o motorzinho que levava o Vasco ao ataque. No meio, Felipe organizava o meio de campo com a técnica de sempre. A superioridade em campo logo se refletiu no placar novamente. Aos 34 minutos, Alecsandro deu ótimo passe para Diego Souza, que tocou com categoria por cima do goleiro Renan: 2 a 0.

Diego Souza Alecsandro Eder Luis gol Vasco x Avaí (Foto: Ag. Estado)Diego Souza, Alecsandro e Eder Luis formam o Trem-Bala da Colina na Ressacada (Foto: Ag. Estado)
 
Com a defesa vascaína bem postada, o Avaí teve poucas oportunidades claras de chegar ao gol. A melhor foi uma bola na trave após chute de Julinho, que, com seus avanços pela esquerda, era o mais perigoso dos jogadores da equipe catarinense. Durante a primeira etapa, o técnico Silas tentou deixar seu time mais ofensivo com a entrada de Rafael Coelho na lugar de Acleisson, mas a mexida não surtiu muito efeito.

Vasco mantém superioridade e fica com a vaga na decisão

Na volta do vestiário, o Vasco tentou não recuar demais e trazer o Avaí para o seu campo de defesa. Com Diego Souza inspirado, a equipe carioca seguiu muito perigosa. Por duas vezes o time acertou a trave, com o camisa 10 e com Ramon. O técnico Ricardo Gomes foi obrigado a fazer duas substituições por problemas médicos. Bernardo entrou na vaga de Eder Luis, com uma lesão na virilha, e Marcio Careca foi lançado no lugar de Ramon, que sentiu dores na coxa.

Não faltava disposição e correria para o Avaí, mas, com um meio de campo sem criatividade, o time catarinense pecava no último passe. A maioria das bolas passava pelos pés de Marquinhos, mas o meia pouco conseguiu produzir. A partir da metade da segunda etapa, a torcida vascaína aumentou a confiança e passou a gritar "olé" a cada passe.

Quando o Avaí conseguia chegar bem, esbarrava no grande dia dos volantes e zagueiros vascaínos, principalmente Dedé, que travou um chute perigosíssimo de Estrada. Os catarinenses lutaram até o fim, mas a noite era do Vasco, que ainda marcou mais uma vez, com Alecsandro, mas o árbitro anulou mal o gol - o jogador estava em posição legal. O apito final foi a senha para a comemoração vascaína em Florianópolis.

Após pressão de religiosos, Dilma suspende produção de "kit homofobia"

Depois de se reunir na quarta feira (25) com deputados da chamada bancada religiosa, o governo decidiu suspender todas as produções que estavam sendo editadas pelos ministérios da Saúde e da Educação sobre a questão da homofobia. De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, a presidenta Dilma Rousseff assistiu vídeos do chamado "kit homofobia" e não gostou do tom das produções.

"A presidenta decidiu suspender esse material e suspender também a distribuição", disse o ministro, após se reunir com cerca de 30 deputados, entre eles, o líder do PR na Câmara, Lincoln Portela, e Anthony Garotinho.

De acordo com Gilberto Carvalho, todo material sobre "costumes" será produzido após consulta a setores da sociedade interessados, inclusive a bancada religiosa.

"A presidenta se comprometeu, daqui para a frente, que todo material sobre costumes será feito a partir de consultas mais amplas à sociedade, inclusive às bancadas que têm interesse nessa situação. Nós entendemos que é importante que, para ser produtivo e atingir seu objetivo, esse material seja fruto de uma ampla consulta à sociedade, para não gerar esse tipo de polêmica que, ao fim, acaba prejudicando a causa para a qual ele é destinado", disse Carvalho.

O governo admite que a decisão foi provocada pela pressão da bancada religiosa. "Na verdade o governo recebeu hoje a bancada evangélica e católica que vieram contestar os materiais atribuídos aos ministérios da Educação, da Cultura e da Saúde. O governo informou aos deputados que estão suspensas todas as produções de materiais que falem dessas questões, sobretudo dessa questão comportamental", informou o ministro.
"A posição do governo é clara. Estão suspensas a edição e a distribuição desse material. E qualquer material daqui para frente passará por um crivo de um debate mais amplo da sociedade", enfatizou Gilberto Carvalho.
O kit de combate à homofobia foi elaborado por entidades de defesa dos direitos humanos e da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travestis) a partir do diagnóstico de que falta material adequado e preparo dos professores para tratar do tema. O preconceito contra alunos homossexuais tem afastado esse público da escola, apontam as entidades.

Na semana passada, o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro, negou que o ministério tivesse decidido pela alteração do conteúdo do kit de combate à homofobia. “O material encomendado pelo MEC visa a combater a violência contra homossexuais nas escolas públicas do país. A violência contra esse público é muito grande e a educação é um direito de todos os brasileiros, independentemente de cor, crença religiosa ou orientação sexual. Os estabelecimentos públicos têm que estar preparados para receber essas pessoas e apoiá-las no seu desenvolvimento”, defendeu Haddad à época.

O material do kit ainda não havia sido finalizado pelo governo. Entretanto, três vídeos que vazaram pela internet provocaram polêmica há duas semanas. Apesar das críticas, o kits ganharam apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) que lançou seu parecer favorável ao material. Na avaliação da Unesco, o material iria contribuir para a redução do estigma e da discriminação. O material deveria ser distribuído a 6 mil escolas de ensino médio.

terça-feira, 24 de maio de 2011

ENCONTRO DE COMUNICADORES DA PASCOM EM BARRA DO CORDA






OBETIVO:
         O encontro serviu também como  base para centralizar idéias e pensamentos sobre a criação de um grande jornal que possa levar todas as informações de caráter diocesano aos ouvintes  dos 217  municipíos  do estado do maranhão. A idéia é integrar os comunicadores do rádio e da televisão  dentro de uma só rede de informações clara e objetiva, entre essas informações temos como exemplo  a campanha da fraternidade deste ano criado pela CNBB, Conferência Nacional dos Bispo do Brasil, onde o principal objetivo da igreja católica é chamar a atenção de todos quanto aos problemas ambientais causado pelo próprio homem. 
 
    Do curso participaram entre homens e mulheres cerca de 40 comunicadores de varias paróquias que integram a “ PASCOM” Pastoral da Comunicação.  De Coroatá representando a Rádio Comunitária FM Rio Neves e Brazmidia Comunicação Patrícia Ferreira, Afonso Silva, Dairom Alves