quinta-feira, 24 de março de 2011

Aniversário de Balsas é marcado por Manifesto público

Nesta terça-feira, 22/03, a cidade de Balsas completou 93 anos de emancipação. Como tradição esperava-se uma grande festa, mas a população viu foi uma grande manifestação iniciada pelo grupo de universitários do Movimento pela Cidadania.


Não houve a tradicional missa, celebrada todo ano às margens do Rio Balsas, a igreja, em protesto contra os descasos públicos a antecipou e no sábado passado, 19/03, dia de São José, fez um movimento contra estes descasos, que levou dezenas de cidadãos, entre leigos e fiéis, para ver e ouvir os clamores dos organizadores contra o lançamento desordenado de defensivos agrícolas, contra o assoreamento dos rios que circundam o município e também contra o plantio desenfreado de eucalipto, que segundo dom Enemésio, bispo da Diocese de Balsas, suga muita água.


Durante o aniversário da cidade que deveria ser comemorado, com a população, iniciando às 05h00 da manhã, com a banda do Riba do Acordeon tocando em frente à Igreja Matriz, depois as inaugurações de uma Biblioteca Municipal, da Quadra Poliesportiva do Bairro Catumbi e de um Colégio que foi reformado, além da entrega ao Hospital Balsas Urgente de 04 ambulâncias SAMU e discursos, aí seria cortado um bolo de 93 metros, de acordo com o cronograma passado pela assessoria da prefeitura.


Por volta das 08h00 da manhã o Movimento pela Cidadania se juntou aos curiosos, na praça da Matriz, convocando a todos para seguirem peãs ruas da cidade, quando logo apareceu um Trator que tomou frente da marcha, simbolizando como deve andar o balsense pelas ruas da cidade, de trator em vez de automóveis, pois, “de tanto buraco nas ruas do centro e nos bairros, só podemos circular de trator ou a cavalo”, dizia um dos manifestantes em alto falante.


Nenhuma autoridade havia aparecido até o momento, senão passando pelos arredores do movimento, com medo de ser vaiado. O prefeito tomou a iniciativa de não aparecer, nem mesmo para as inaugurações e nem para o discurso de praxe, que não aconteceram.


A marcha contra os descasos seguiu para a rua Raimundo Félix, até o Espaço Viva Balsas, onde outra multidão esperava.


No percurso, muitos carros e motos se aglutinavam à manifestação, quando uma das organizadoras do Movimento recebeu, no rosto, um ovo lançado de dentro da casa de uma fã do prefeito, conhecida como Socorrinha, filha do Chico Queirós.


A Polícia Militar, que acompanhava de perto o movimento pacífico, logo fez registro do acontecimento, na calçada da acusada e uma pequena revolta foi contida pelos próprios manifestantes que diziam: “Isso faz parte. Tem pessoas que gostam de continuar sofrendo com os descasos públicos.”


Enfim, encerrada a manifestação ou movimento, o público foi para casa com aspecto de dever cumprido, mesmo não tendo visto as inaugurações nem o bolo, muito menos os fadados discursos do prefeito Chico Coelho e dos vereadores. A cidade mais pereceu um domingo comum.


fonte: brazmidia

terça-feira, 22 de março de 2011

Carnaval 2011 em São Raimundo das Mangabeiras





Claro, muita alegria no carnaval de mangabeiras.A organização esta de perabéns , muita gente de fora e bonita.



Rádio Comunitária empossa nova diretoria


A Associação da Rádio Comunitária FM Rio Neves de São Raimundo das Mangabeiras (MA) deu posse na noite de domingo (20/03) à nova diretoria, conselho fiscal e conselho comunitário da entidade. O mandato é de 2 anos.


Da esquerda: Socorro Melo, Felix Bezerra, Charlis Maia, Francismar Carvalho, Capitão Rogério, João Batista Passos, Patrícia Ferreira, Julio da Foto Layser e Felix Resplandes.


A solenidade reuniu os sócios, pessoas físicas e jurídicas da Associação, bem como autoridades locais como o prefeito e o vice , Francismar Carvalho e Charlis Maia acompanhados de suas esposas, Wanda e Betânia; os vereadores, Julio da Foto Layser e Felix Resplandes, que representa o sindicato dos professores no conselho Comunitário da entidade; a presidenta da câmara Socorro Melo; bem como a presença do Capitão Rogério da Policia Militar, do pároco da cidade, Padre Jorge; do ex-vereador e secretário de infraestrutura Nemias Moura, que fez relato da luta para que a rádio pudesse funcionar, citando o esforço do bispo Dom Franco, Aniceto e do Ministro Raimundo Carreiro. A diretoria esclareceu que todos os vereadores foram convidados para a cerimônia, bem como o promotor de justiça e também o juiz da comarca.

A diretoria, conselho fiscal e conselho comunitário ficaram compostos da seguinte forma:

Presidente: Felix de Valoar Bezerra da Silva (Felix Careca)
 
Vice presidente: Afonso Silva

Primeiro Secretário: João Batista Passos

Segunda Secretária: Maria Gisselia Alves Santana

Primeira tesoureira: Patricia Ferreira Pinto

Segunda Tesoureira: Maria da Consolação Rocha Coelho (Irmã Consolação)

Suplentes da diretória: Gilmar Soares Batista (Gil Batista) e Edinalva Lopes Barbosa Solino

Conselho Fiscal: Leandro Cruz da Silva, Cristiano Gomes de Araujo e Sergio Barbosa Lima.

Conselho Comunitário:

Raquel Pinto Santos Sousa e José de Ribamar dos Anjos representando o sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais;
Neurivan de Sousa Fernandes e Marlene de Sousa Pereira representando a COOPEVIDA ( Cooperativa Agroecologica pela Vida de São Raimundo das Mangabeiras);
Felix Resplandes de Sá e Antonia Valdelis Bezerra da Silva representando o sindicato dos professores – SIMPROESEMMA;
Santana Maria Barros da Costa e Maria Lucia Costa Brito representando o Clube de Mães;
Antonio José Alves da Rocha e Antonia Gomes Pinto Santos representando a Paróquia de São Raimundo Nonato.

: BRAZMIDIA

Balsas faz 93 anos sem ter muito o que comemorar




A cidade de Balsas é conhecida em todo o Brasil como a Princesinha do Sul do Maranhão.
Já foi!!!! Em meados da década de 80, 90, a cidade mais parecia um paraíso. Porém no decorrer dos últimos anos a coisa desandou.
A partir da década de 70, dezenas de desbravadores chegaram a região, muitos com interesse de viver pelo resto dos dias na cidade. A grande maioria desses migrantes veio das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, alguns se instalaram no sertão. Muitos nativos foram expulsos de suas terras. Resultado; a cidade “inchou” e os bolsões de pobreza aumentou assustadoramente.
A Cultura da região ficou esquecida, houve um abafa-abafa e esquecimento das raízes, (festas culturais).
A religiosidade popular ainda existe, são milhares de devotos de Santo Antonio, o Santo Casamenteiro.





O Rio Balsas, que era uma das maiores belezas naturais da região está sendo poluído e assoreado pouco a pouco. Os mais antigos garantem que o rio já perdeu mais de 20% do seu volume de água. Nas nascentes, localizadas nos Gerais de Balsas, para todo lado tem desmatamento. Na Zona Urbana, não tem sistema de saneamento e todo cascalho colocado para amenizar os buracos das ruas, desce para dentro do rio, sem falar o esgoto de fossas.

Rádio Boa Notícia